betsson

buscar
Carros

Veja as novidades do novo Toyota Corolla Cross 2023

Já não é novidade para ninguém que os SUVs estão dominando não somente o mercado brasileiro como o mundial. Substituindo cada vez mais os sedans médios e hatchs médios, ter um SUV logo menos irá deixar de ser uma opção e se tornar cada vez mais a escolha sensata a ser feita.
Publicado em Carros dia 21/07/2022 por Alan Corrêa

Já não é novidade para ninguém que os SUVs estão dominando não somente o mercado brasileiro como o mundial. Substituindo cada vez mais os sedans médios e hatchs médios, ter um SUV logo menos irá deixar de ser uma opção e se tornar cada vez mais a escolha sensata a ser feita.

Visto isso, a Toyota não queria ficar para trás e aliou tudo de melhor que tinha a seu favor: utilizando a plataforma do Corolla, lançou o Corolla Cross, o SUV do sedan médio. O resultado foi uma chuva de vendas e o posto de um dos carros mais desejados do país. Em sua versão 2023, poucas mudanças foram feitas, mas o essencial para continuar sendo um dos modelos mais vendidos da categoria.

Mudanças na versão 2023

Corolla e Corolla Cross passam a ter Toyota Safety Sense desde suas versões de entrada e oferecem mais itens de comodidade aos ocupantes

OCorolla Cross mal chegou e já se consolidou como um sucesso de vendas, afinal, é um SUV que carrega toda a procedência e história do nome “Corolla”, então de fato este pedigree faz uma diferença na hora da venda. Com pouco mais de um ano de mercado, o SUV já mostrou que não veio a passeio e foi o principal responsável por fazer o Jeep Compass perder seu reinado absoluto, mesmo que este ainda continue.

O Corolla Cross recebeu ainda atualizações no painel de instrumentos e computador de bordo

Por ser um modelo novo e de um projeto mais atual, restam poucas coisas para serem acrescentadas no modelo. Para competir com o Compass (além de consertar parcialmente o escapamento à mostra), a Toyota investiu na segurança de série para o modelo. Na linha 2023, o carro ganhou alguns equipamentos de série em todas as suas versões, ajudando assim a se manter relevante no mercado.

O pacote que ficou conhecido como Toyota Safety Sense (TSS) passa a vir de série em todas as versões do Corolla Cross. Este sistema conta com Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA), Faróis altos automáticos (AHB) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).

Versões

As versões oferecidas do Corolla Cross continuam sendo as mesmas. Utilizando o mesmo motor 2.0 que rende até 177 cv no etanol e 169 cv na gasolina do Corolla Sedan, as versões XR (mais básica) e XRE (intermediária e mais vendida, similar a XEI do modelo sedan) continuam sendo vendidas.

Já as versões híbridas com motor flex, grande destaque não só do modelo mas da categoria como um todo, continuam sendo oferecidas apenas nas XRV e XRX (topo de linha). O motor de 122 cv de potência é o mesmo que o do modelo sedan e chega a fazer até 17 km/l de gasolina na cidade.

Preços

A principal novidade dos novos Corolla e Corolla Cross estão concentradas em um pilar fundamental considerado pela Toyota no desenvolvimento de seus produtos: segurança.

Desde o lançamento do Corolla Cross, o modelo vem sofrendo reajustes de preços. Nos dias de hoje, a versão XR custa 161 mil reais. A diferença de valor para a versão XRE é de 8 mil reais e, por conta da grande diferença de equipamentos oferecidos, acaba sendo a versão mais vendida.

Já quando falamos do modelo com motorização híbrida, o Corolla Cross XRV Hybrid salta para 196 mil reais e, o modelo de topo, o XRX, ultrapassa a casa dos 200 mil e é vendido por R$ 204.329,00.

Concorrentes de peso

A Toyota do Brasil anuncia a chegada da linha 2023 de dois de seus principais veículos no País, o Corolla e o Corolla Cross.

Lançado no ano passado (2021), o Corolla Cross chegou ao mercado com um plano que, ao mesmo tempo que é simples, pareceu ser bastante ousado: se tornar o SUV médio líder de mercado já em seu primeiro ano.

Componentes como a motorização híbrida já oferecida no preço dos concorrentes (ao contrário do Jeep Compass eletrificado), a confiabilidade da marca, o nome “Corolla”, o belo design e os equipamentos de série fizeram do Corolla Cross um dos modelos mais vendidos do mercado.

Porém, isto não fez o mesmo ficar isento de críticas, afinal seu nível de acabamento e equipamentos é inferior quando comparado com seus concorrentes, além é claro da polêmica do escapamento estar muito à mostra, mostrando assim um descuido da Toyota ao projetar um veículo que passa da casa dos 200 mil reais.

Por mais que estas ressalvas apareçam, o Corolla Cross conseguiu conquistar seu espaço no mercado brasileiro, se tornando o segundo SUV médio mais vendido, perdendo apenas para o Jeep Compass.

Para se ter uma ideia de como estes dois modelos são dominantes na categoria, quando somados, totalizam 86% da categoria, deixando para trás concorrentes como o Tiggo 7 e o Volkswagen Taos, que ao contrário do Corolla Cross, mesmo tendo um bom motor e bons equipamentos, ainda não caiu no gosto do público.

*Com informações da Toyota.

betsson Mapa do site

1234