O novo Audi RS 4 Avant consegue aliar duas características de veículo aparentemente contraditórias: familiar e esportivo, graças a combinação da forte potência com trocas de marchas rápidas e um amplo espaço interno com muito conforto.
Mas esta raridade é para poucos, tanto que desde o lançamento da primeira geração do RS 4 Avant foram comercializados em todo mundo apenas 27.000 unidades e a quarta geração com valores acima do meio milhão de reais também não será diferente.
O novo Audi RS 4 Avant é um carro familiar capaz de superar muitos esportivos, inclusive no preço sugerido:
A linha de esportivos RS da Audi nasceu em 1994 com o lendário RS 2 Avant, produzido junto com o Porsche com motor turbo de cinco cilindros e 315 cv de potência.
Em 1999, com a alteração das nomenclaturas da Audi, foi lançado a geração RS 4 Avant com motor V6 biturbo de 380 cv de potência.
Assim, o RS 4 Avant foi crescendo em potência com V8 de 420 cv de potência em 2005 e atingindo 450 cv de potência em 2012.
A quarta geração do RS 4 Avant chegou ao Brasil apresentada no Salão do Automóvel em 2018, mas com uma proposta mais comedida de motorização para alcançar um consumo mais reduzido.
O RS 4 Avant está equipado com motor V6 biturbo 2.9 TFSI, 6 cilindros em linha, 450 cv de potência entre 5.700 e 6.700 rpm, torque máximo de 600 Nm entre 1.900 e 5.000 rpm, tração permanente quattro da Audi e câmbio de oito velocidades Tiptronic.
Mas não pense que o motor inferior à geração anterior diminuiu a esportividade, o novo Audi tem velocidade máxima de 280 km/h e faz 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos.
Com a tecnologia Audi Drive Select o condutor ainda pode escolher entre quatro opções de modos de condução: Individual, Auto, Dynamic e Comforto.
Embora com peso de 1.715 kg o RS 4 tem um bom nível de consumo para um esportivo, fazendo uma média de 7,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na rodovia, com um tanque de combustível com capacidade de 58 litros.
O novo Audi traz alterações no para-choque com entradas de ar bem maiores, para-lamas alargados, bem como a característica grade em formato colmeia cresceu e ficou mais plana.
Os faróis de fábrica são em LED com ótima luminosidade, mas podem ser ampliadas com o opcional da tecnologia Matrix LED.
A parte traseira mostra um grande spoiler na parte superior da janela, luzes traseiras tridimensionais em LED e um difusor ladeado por uma enorme saída de escape oval dupla.
As rodas de 20 polegadas com cinco raios duplos vazados em design exclusivo assinalam a esportividade deste veículo familiar.
Como já havia passado na geração anterior, o RS 4 não está disponível em carroceria sedan, apenas familiar com dimensões de 4.781 mm de comprimento, 1.866 mm de largura, 1.404 mm de altura e 2.828 mm de distância entre-eixos.
E como um veículo familiar necessita de um amplo porta-malas, a capacidade do bagageiro é 505 litros, podendo ser ampliada para 1.510 litros com o rebatimento dos bancos.
No interior, os bancos esportivos RS com formato da costura em colmeia e ajuste elétrico, aquecimento e função de massagem logo se destacam.
Através do aro do volante o condutor tem acesso a todas as informações do veículo em gráficos no quadro de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit com uma tela TFT de 12,3 polegadas, entre as quais estão:
O RS 4 Avant também está equipado com tecnologias de última geração, como o Head-up display, Sistema de infotainment com tela sensível ao toque de 8,3 polegadas, sistema de som Bang & Olufsen e o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).
E para quem desejar mais funções de acessibilidade e conforto, o novo Audi tem opcionais como freios de cerâmica e o pacote Audi Assistance Tour que inclui: Traffic Jam Assist, Audi Active Lane Assist, Adaptive Cruise Control e o assistente de luz alta.