Para entrar no segmento de carros elétricos a Hyundai promete lançar seu primeiro modelo da divisão de elétricos em todo o mundo ainda neste 1° semestre, por um preço a começar nos 42 mil euros. O Ioniq 5 será um crossover compacto e dará início à divisão de carros totalmente elétricos da marca sul-coreana.
O novo Hyundai Ioniq 5 é a versão de produção do conceito 45 EV, mostrado no Salão de Frankfurt em 2019, ele vai ser responsável por estrear a nova plataforma elétrica E-GMP da Hyundai-Kia e em breve contará com a companhia de modelos irmãos da Kia e Genesis.
Com duas opções de bateria, sendo uma 58kWh e outra 72.6kWh, o Ioniq 5 terá também duas opções de motorização, com um ou dois propulsores. A versão mais básica conta com um motor, tração traseira, e a bateria de 58 kWh, entrega 170 cv e vai de 0-100 km/h em 8,5 segundos. Já na versão de dois motores, tração integral e bateria de 72,6 kWh, são 306 cv e velocidade de 0-100 km/h em 5,2 segundos. A autonomia do veículo pode chegar a 480 km, dependendo do tipo de configuração que o condutor adotar.
Um dos modos disponíveis é o Trailer, que ajusta automaticamente a autonomia em função do peso do reboque. Outra funcionalidade é a da condução com um só pedal, à semelhança de outros veículos elétricos, mas a principal diferença é que pode parar numa descida íngreme.
O Hyundai Ioniq 5 também conta com um sistema de estacionamento remoto. O condutor pode decidir permanecer no veículo ou sair e utilizar a chave para concluir o estacionamento. Mas o grande destaque fica por conta dos painéis solares no teto, que ajudam a carregar a bateria e evitam que a bateria de 12V fique descarregada.
No quesito carregamento, o Ioniq 5 é capaz de restabelecer energia suficiente para 100km em apenas 5 minutos com carregamento de 350kW, ou então aguardar 18 minutos para recuperar 80% da capacidade da bateria. A porta de carregamento pode ser aberta com um botão, com a chave ou a app do smartphone.
Com um entre eixos de 3,00 metros o novo Ioniq 5 oferece um amplo e confortável interior com visual limpo e cheio de inovações, começando pelo console central que pode ser movido até 14 cm para trás e bancos dianteiros com ajuste elétrico que podem ser reclinados até quase se transformarem em poltronas da classe executiva dos aviões. O painel de instrumentos tem 12 polegadas e ainda há um outro ecrã de 12 polegadas mais central para aceder a opções de entretenimento.
Outro destaque do Hyundai Ioniq 5 é a presença de tomadas elétricas, incluindo no exterior, que podem fornecer até 3,6 kW de energia, podendo alimentar de eletricidade um laptop ou até mesmo um patinete elétrico. Na lista de equipamentos de segurança, o crossover elétrico conta com um pacote que inclui um HUD (Head-Up Display), direção semi-autônoma, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa e detector de fadiga.
O design externo tem linhas inspiradas do hatch “Pony”, modelo lançado em 1975 e primeiro carro desenvolvido pela marca. O novo crossover traz um visual mais arrojado de traços exteriores afilados e angulares com luzes diurnas com uma assinatura nova ‘pixelizada’ também presente atrás ligando um perfil aerodinâmico em que se destacam, para além das linhas, as jantes de 20’’ e as câmeras retrovisoras digitais.
Por fim, são 4.635 mm de altura, 1.890 mm de largura e 1.605 mm de largura, com uma capacidade de carga mínima de 531 litros que pode estender-se aos 1.600 litros com o rebatimento dos bancos de trás complementada com mais 57 litros à frente.